30 de nov. de 2014

RODA DE CAPOEIRA É RECONHECIDA COMO PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE

Uma das manifestações culturais mais conhecidas no Brasil e reconhecidas no mundo, a Roda de Capoeira recebeu, na quarta-feira (26/11), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura -UNESCOo título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Após votação durante a 9ª sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial, a Roda de Capoeira ganhou oficialmente o título. 

21 de nov. de 2014

Capoeira de roda deve ser reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade

Na semana que vem, em Paris, o Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural e Imaterial da Unesco anuncia sua decisão
capoeira
A capoeira de roda será reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) (Foto: Marcello Casal Jr/Arquivo Agência Brasi)
Dança, luta e símbolo de resistência, a capoeira de roda deverá ser reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Na semana que vem, em Paris, o Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural e Imaterial da Unesco anuncia sua decisão. Foram feitos 46 pedidos de registro pelos Estados-Membros, sendo que 32 foram recomendados pelo órgão técnico do comitê, entre os quais está o da capoeira – o único apresentado pelo Brasil e um dos três bens da América Latina na lista.
No dossiê de candidatura, de 25 páginas, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) enumera uma série de ações para difundir a modalidade e propõe medidas de salvaguarda orçadas em mais de R$ 2 milhões, como a produção de catálogos e encontros. O documento destaca que o registro vai favorecer a consciência sobre o legado da cultura africana no Brasil e o papel da capoeira no combate ao racismo e à discriminação. O dossiê lembra que a prática chegou a ser considerada crime e foi proibida durante um período da história. Hoje, a capoeira é praticada até fora do país.
“A capoeira é uma manifestação cultural de muitas dimensões. É ao mesmo tempo luta, dança e jongo, tão ligada à nossa história, à nossa sociedade, que é um pouco do que é o povo brasileiro”, explicou a diretora do Departamento do Patrimônio Imaterial do órgão, Célia Corsino.
Já reconhecida como patrimônio cultural pelo Iphan desde 2008, a capoeira envolve os praticantes por meio do canto, dos instrumentos típicos como o berimbau e o atabaque, em uma roda, onde os golpes se confundem com a dança. Uma prática que é, ao mesmo tempo, jogo e brincadeira.
“A capoeira não é só um jogo, a capoeira é muito mais do que isso, a história da capoeira se confunde com a própria história do país, já foi utilizada até em guerra, como a do Paraguai”, diz mestre Paulinho Salmon, capoeirista e professor por mais de 50 anos. Ele faz parte de um comitê de mestres de capoeira no Rio que discute medidas de salvaguarda com o Iphan.
Os pedidos dos mestres para proteger a capoeira e seu aval para registrá-la como patrimônio da humanidade também foram levados em conta no dossiê entregue à Unesco. Entre eles, a possibilidade de a capoeira se tornar disciplina obrigatória nas escolas e nos encontros de troca de conhecimento. Segundo mapeamento do Iphan, a modalidade é praticada por todo o país.
No documento que recomenda o registro, o comitê técnico da Unesco destaca que a capoeira nasce da resistência contra a discriminação e favorece a convivência social entre pessoas diferentes. “[A roda] funciona como uma afirmação de respeito mútuo entre comunidades, grupos e indivíduos e promove a integração social e da memória da resistência à opressão histórica.”
No pedido, o Iphan também cita ações como o registro nacional da capoeira de roda como um bem cultural, a criação de grupos de trabalho, encontros e o prêmio Viva Meu Mestre, desenvolvidos com a sociedade civil e órgãos de governo. Para o futuro, como patrimônio da humanidade, são sugeridas medidas para promover a capoeira, contextualizá-la como legado africano no Brasil, além de mapear as rodas e seus mestres.
Conhecido como um dos maiores portos de desembarque de africanos, o Brasil organiza para 2015 o pedido de registro como patrimônio da humanidade do Cais do Valongo, no centro do Rio de Janeiro. Estima-se que o país tenha recebido 40% de todos os africanos escravizados que chegaram vivos às Américas e, desses, cerca de 60% entraram pelo Rio de Janeiro, segundo o antropólogo e fotógrafo Milton Guran, do Comitê Científico Internacional do Projeto Rota do Escravo da Unesco. O Cais do Valongo é considerado sagrado por religiões de matriz africana.

9 de nov. de 2014

ENCERRAMENTO DE 2014

Dia 06/12 - Sábado.
Das 19:00 às 21 horas.
Local: Academia - Rua Jacarézinho, 1376, São Cristóvão, Cascavel/PR.
Organização: Professor Rafael.
- Aula com o Mestre Santana..
- Resenha do livro A Prática do Alongamento na capoeira..
- Promoção dos Alunos
- Livros Os Regulamentos - atualizações.
Contamos com todos os nossos integrantes.
Confirmar presença até o dia 20/11, para providenciar alimentação e hospedagem dos participantes de outras cidades.

19 de ago. de 2014

PARTITURAS DE MÚSICAS DE CAPOEIRA

Em comemoração ao meu aniversário estou disponibilizando as 4 músicas gravadas, com as cifras e partituras.

HINO DA CAPOEIRA IUNA
https://www.youtube.com/watch?v=ONfZLZq8dhU

A GENTE NÃO SABE PRA QUE CHEGA
https://www.youtube.com/watch?v=Q0W60tdN2Iw

BOTA A RODA PRA FERVER
https://www.youtube.com/watch?v=aj8sJav18MY


CAPOEIRA IUNA SAMBAR
https://www.youtube.com/watch?v=jJpQ_zOGsA4


9 de mai. de 2014

DOADORES DO FCI - Fundo Capoeira Iuna

Em agradecimento, pelo gesto espontâneo e apoio, relacionamos abaixo os doadores do FCI, do mês 04/2014.
Caso não queira que o seu nome seja divulgado, por favor entre em contato que retiramos da lista.

RELAÇÃO DOS DOADORES

Mestre Santana
Contramestre Paçoca
Professor Rafael
Instrutora Luciana
Instrutora Claudia
Instrutor Marciano
Chanquete
Fernando Quirino
Kaique Souza
Karolyne
Luca
Magali
Marcus Vendramini
Rebeca
Roberto
Rosanita
Samara


Faça você também a sua doação!


7 de abr. de 2014

CAMISA DE PASSEIO - Corrida

LANÇAMENTO!

Camisa de Passeio - Corrida.
Feita em algodão, vem acondicionada numa latinha plástica transparente com a tampa na cor azul..
Todos os tamanhos. Adquira já a sua. É uma excelente opção de presente.

7 de mar. de 2014

3 de mar. de 2014

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, será realizada em Limeira/SP, uma aula feminina, aberta a público em geral, que será ministrada pela Instrutora Indira. Essa atividade já é uma tradição da Capoeira Iuna de Limeira.
Parabéns para todas as mulheres, com uma excelente aula!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...